Quando começará o grupo de consórcio?

Assinei o termo de adesão e quando começa o grupo do consórcio? Essa talvez seja a primeira pergunta depois de concluir a negociação do investimento.

Essa e outras dúvidas surgem quando um novo investimento entra em nossas vidas, para saber quando começa o grupo do consórcio é necessário aguardar a administradora avisar.

As vezes um grupo de consórcio demora para ser formado, pois é necessário reunir várias pessoas com o mesmo interesse que o seu e que tenha uma faixearia financeira compatível.

Quando falamos de faixearia financeira, não estamos falando de renda, mas sim do crédito, pois dentro do grupo embora haja vários valores, existe um mínimo e um máximo.

A administradora precisa encontrar outras pessoas assim como você, que desejam investir no sonho da casa ou do carro próprio, por isso é levado em consideração muitos fatores.

Além de todos os fatores demográficos, financeiros é necessária para formar um grupo de consórcio, uma quantidade mínima é precisa para iniciar o grupo.

Tudo isso deve ser feito dentro de um prazo e as empresas que administram o consórcio têm noventa dias para formar um grupo, marcar a primeira assembleia de contemplação.

Alguns dias antes da assembleia o participante receberá as informações do seu investimento, o número do grupo que participará e sua identificação dentro do grupo, chamado de cota.

Ao receber essas informações o participante pode saber tudo sobre a saúde financeira do seu grupo e do seu investimento, além de poder ofertar lances.

Se o grupo não começar dentro de noventa dias?

O objetivo da administradora é realizar sonhos por meio do consórcio, onde o participante paga um valor justo por mês e livre de juros abusivos e conquistar o que tanto deseja.

Se por alguma razão a administradora não conseguir formar um grupo dentro de noventa dias os valores pagos serão devolvidos sem qualquer desconto ao participante.

Em alguns casos é devolvido até com rendimento, pois todo valor pago pelo participante é aplicado e rende juros até que o grupo comece e mantenha o valor atualizado.

A devolução será feita em conta corrente em titularidade do participante, mas antes poderão avaliar a possiblidade de participar de um grupo em andamento.

Lembrando que participar de um grupo em andamento, os valores mensais podem ser diferentes o negociado no grupo que está iniciando.